Logos
Apresentação


Dos meios às imagens

Imagem é comunicação, é informação e é arte. Pode ser transgressora ou reprodutora, mas é elemento marcante da cultura massiva contemporânea. De fronteiras esmaecidas, enveredou pelo universo dos meios de comunicação de massa assim como pelo campo das artes.

Desde o século XIX, quando fotografia e cinema foram inventados, o papel das técnicas e as possibilidades das novas imagens não param de se multiplicar. Assumindo diversas tarefas, são alvo de várias abordagens, objeto de diferentes interpretações.

Arte e indústria, cinema, televisão e todas as formas de imagem digitalizada permitem pensar acerca da presença da técnica e seus efeitos na vida cotidiana, sobre o amplo domínio do visual em nossa cultura e acerca das possibilidades de experiências estéticas que estão por toda parte. O cinema perdeu o seu antigo monopólio das imagens em movimento. A televisão trouxe ao mundo o vídeo. O vídeo se digitalizou e agora ocupa espaços na Internet, no You Tube, no celular.

A mesma multiplicidade entre os modos de consumo da imagem no mundo contemporâneo é encontrada nas diferentes abordagens que as ciências sociais possuem ao versar sobre o tema. Este oceano de percepções diversas baseia-se em uma questão relativamente simples: o olhar.

O terreno das imagens só se realiza no olhar. É por meio dele que as relações são estabelecidas, que problemas são postos, que sensações ganham vida. Como cada olhar é único, jamais teremos – felizmente - uma linha comum a todos os estudos sobre a problemática da imagem. Mas desta infinidade de pensamentos, surgem linhas que se cruzam, idéias que se complementam.

Partindo dessa pluralidade, a edição 24 da revista Logos assume como tema Cinema, imagens e imaginário, apresentando artigos de pesquisadores brasileiros e um de Patrick Charaudeau, da Université de Paris Nord. Os trabalhos foram reunidos pela professora e pesquisadora Cristiane Freitas Gutfreind, do programa de pós-graduação da PUC/RS, e discutem principalmente temáticas que abordam o cinema, mas também abrem espaço para o estudo sobre televisão e novas tecnologias, suas imagens e seus imaginários. São oito olhares pertinentes de oito diferentes pesquisadores.

Publicada pela Faculdade de Comunicação da UERJ desde 1990, a revista Logos passa com a presente edição por mais uma importante mudança. Logos 24 marca a migração da revista do formato impresso para o digital. A mudança acontece atendendo à necessidade de maior distribuição, mais velocidade no processo de edição e no acesso aos textos. A qualidade da revista, a criatividade de temas e tratamentos, o compromisso com a pós-graduação e o ideal de aproximar comunicação, universidade e sociedade continuam na pauta.

Denise da Costa Oliveira Siqueira – Professora do PPGC/UERJ
Mário Quinderé – Mestrando PPGC/UERJ


voltar para logos 24
capa da Logos 24

edição 24 completa
Editores
Prof. Dr. João Luis de Araújo Maia
Prof.ª Dr.ª Denise da Costa O. Siqueira

Editora Convidada
Prof.ª Cristiane Freitas Gutfreind ( PUC/RS)

Editor Web
Prof. Dr. Fernando Gonçalves

Projeto Gráfico
Ana Paula Philipsen
Mario Quindere

Editoração Eletrônica
Samara Maia Mattos
Laboratório de Comunicação Integrada
(LCI | FCS | UERJ)

Diagramação
Marcos Maurity

Revisão
João Maia (FCS)
Denise Siqueira (FCS)

copyright 2010 | UERJ | LCI